Identidade visual: Como desenvolver

 

A identidade visual é a expressão de uma marca esses elementos gráficos e visuais são responsáveis ​​por criar uma personalidade sobre a empresa, seus valores e missão. É uma parte importante de como sua empresa vê o mundo e a sociedade, entre esses elementos de identidade visual estão: nome, slogan, cores, tipografia, embalagem.

A soma de tudo isso conta uma história e se essa história não estiver de acordo com os valores da sua empresa você pode acabar confundindo o público. Assim com as pessoas as empresas têm um conjunto de características que as tornam lembradas e reconhecidas pelos outros, quando essa narrativa é bem construída, ela transmite coerência e atrai visibilidade do público. 

Muitas pensam que a identidade visual se limita à marca, mas não é bem assim. Na verdade, identidade visual, marca e branding são conceitos diferentes e vale a pena diferencia-los:

 

 

Identidade visual

 Conjunto de elementos e propriedades visuais que, juntos, representam a ideia por trás do produto, nome, empresa, instituição ou serviço. Contém as cores, fontes da marca e os conteúdos de comunicação. 

Marca

O logotipo gráfico da empresa é um conceito mais amplo e podemos considerar marca como tudo aquilo que representa a empresa como sua missão, valores, cultura interna, a maneira como os clientes são atendidos.

Branding 

Conjunto de estratégias e elementos da gestão voltados para a consolidação e crescimento da marca. Esses aspectos englobam a postura, personalidade da empresa e a forma como ela quer ser vista por seus clientes.

 

Agora que você já compreendeu esses conceitos vamos ao que interessa. Para desenvolver a identidade visual da sua marca é necessário considerar alguns aspectos, mesmo que você contrate algum especialista para desenvolver esse aspecto do negócio é sempre bom compreender como esse processo funciona, você é o dono do negócio e vai precisar transmitir com clareza os objetivos para que o profissional consiga abstrair o máximo de informações para desenvolver um bom projeto. 

 

Defina qual a sua mensagem e crie relação emocional

Estabeleça o propósito da sua marca, mais do que vender produtos o seu negócio tem um motivo de ser, quais são os fatores que te levaram a embarcar no empreendedorismo, conte essa história para o seu público. As pessoas se identificam com os desafios e conquistas do cotidiano, além de se sentirem inspiradas. Esses elementos ainda podem ser traduzidos na identidade visual da marca por meio de fontes, cores e slogan.

 

Trabalhe com a simplicidade na criação de identidade visual

Menos é mais, tipografias e imagens rebuscadas saem de moda muito rápido ou deixam seu negócio com uma marca temporal muito forte. Uma boa opção é o chamado flat design que trabalha com minimalismo uma tendência que oferece um discurso visual concreto com economia gráfica. Nesse contexto também é bom pensar na paleta de cores que irá compor essa identidade. 

 

Mantenha a identidade visual em toda sua comunicação

Depois de tanto trabalho duro na construção da identidade visual da sua marca nada mais natural do que manter o padrão visual dentro das outras formas de comunicação (propagandas, postagem em redes sociais) e se você abrir um espaço físico para sua lojinha mantenha a coerência narrativa nas cores, fontes e formas. A mensagem da marca deve estar presente também na própria concepção visual desde os produtos até a embalagens. Nada impede que sua identidade visual passe por rebranding ao longo do tempo. A Tshirteria (Clique aqui) também passou por isso, o importante neste momento é comunicar aos clientes a novidade.

 

Depois de elaborada a identidade visual do seu negócio aproveite para alavancar a loja no Instagram.

 

 

 

Acompanhe as novidades no nosso site  www.tshirteria.com/ 

“Moda acessível para você revender e se reinventar.”

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui