Devo ter um estoque ou vender sob encomenda?

 

O estoque é um ponto que merece muita atenção do empreendedor que pretende otimizar e melhorar os resultados do negócio. Se for planejado de forma errado, pode acarretar na falta de produtos de alta demanda ou deixar mercadoria parada. Esses impactos negativos afetam a imagem e a saúde financeira do seu negócio.

Não pense que para trabalhar com estoque é preciso investir muito dinheiro em estrutura física e armazenagem, na verdade, a quantidade ideal de produtos vai de acordo com a realidade do seu empreendimento. Varejistas atendem clientes a pronta entrega, logo precisam estocar o mínimo de peças de cada exemplar para garantir o atendimento dos clientes imediatos. Segundo especialistas, o primeiro passo é calcular o consumo diário de peças para depois o saber qual é o seu estoque mínimo:

 

Consumo médio diário = consumo das mercadorias em um determinado período / dias deste período

 

Estoque mínimo = consumo médio diário x tempo de reposição

 

Para que fique melhor entendido, vamos a um exemplo: seu produto teve um consumo de 120 unidades em um mês, logo, o consumo médio diário é de 4 unidades (120 unidades/30 dias). Se o tempo para reposição é de 15 dias, seu estoque de segurança é de 60 unidades (15 dias x 4 unidades). Bem simples, né?! 

Afim de prevenir falhas no estoque você ainda pode incluir uma margem de segurança de 15% a quantidade adicional armazenada será de 9 unidades (60 + 15%).  E nas datas comemorativas comerciais o estoque ainda precisa ser repensado levando em consideração o aumento das vendas nesses períodos, faça as contas para não ter surpresas desagradáveis.

Existem outras vantagens de aplicar o estoque mínimo:

  • Não compromete financeiramente a empresa
  • Mantém o fluxo de vendas e obtém mais oportunidades de promoções 
  • Permite cumprir prazos tanto quando uma operação com estoques maiores;
  • Evita perder produtos por danos causados pelo longo tempo de armazenamento;
  • Evita produtos parados;

E para garantir ainda mais organização e controle sob as demandas do seu negócio padronize e detalhe a descrição dos produtos. É comum que um mesmo produto possuía diferentes tamanhos e cores, o ideal é padronizar a descrição para garantir o registro completo dos itens e para isso é possível contar com uma ajudinha da tecnologia. 

Existem aplicativos voltados para o controle do estoque entre eles estão: Contestoque, Starkode, Estoque Simples.

 

Além disso, existem diversas ferramentas digitais que podem ser utilizadas para te ajudar na gestão no negócio. A popularização da internet revolucionou não apenas as relações sociais, mas também o mundo dos negócios e como empreendedor moderno e atualizado você deve sempre lançar mão desses recursos para otimizar seu trabalho, conheça mais sobre aplicativos organizacionais aqui.

O local de armazenagem também precisa ser pensando, tenha o cuidado de observar a incidência de luz solar e até mesmo a ventilação do local, evite ambientes úmidos, por mais que o estoque mínimo tenha uma rotatividade melhor, ainda é preciso considerar questões dessa categoria. Não perca vendas e evite prejuízos, os supermercados vendem diversos produtos antimofos que podem ajudar a afastar esse mal.

Tá pensando em ingressar nesse médio? A Tshirteria está aqui para te ajudar, venha ser nossa revendedora, trabalhamos com os melhores materiais do mercado e estamos sempre como novidades no ar! Oferecemos condições especiais para peças no atacado e a cada dia nossos colaboradores se esforçam mais e mais para trazer novos produtos. E não se preocupe com a entrega nossa parceria com a Jadlog Santa Genoveva garante agilidade e segurança no transporte. Venha conhecer nosso trabalho e fazer parte de ciclo econômico.

Acompanhe as novidades no site https://www.tshirteria.com/

“Moda acessível para você revender e se reinventar.”

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui