“Desenrola, bate, joga de ladinho”…
É provável que você já tenha visto inúmeros vídeos de passinho com essa música e quem sabe até participado da trend que viralizou o TikTok. O aplicativo ganhou força no Brasil em 2020 e já se consolidou com o mais usado pela Geração Z (de 16 a 24 anos), a rede ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês no mundo. No Brasil, a plataforma conta com cerca de 5 milhões de usuários.
Assim como Instagram, WhatsApp e Facebook são mais do que diversão o TikTok também tem demonstrado um imenso poder para lançar tendências e movimentar a economia. A publicidade na plataforma tem definido tendências de marketing.
O TikTok faz sucessos entre as empresas que ingressaram no aplicativo para ganhar visibilidade por meio de anúncios e marketplace, um espaço que abriga o perfil de muitos criadores de conteúdo. As marcas podem pesquisar os criadores cujo público se encaixa melhor com sua campanha.
Criar um perfil na rede parte do princípio básico de identificação o seu negócio, além da foto, inclua o link para o site da sua lojinha, perfil do Instagram e contato de WhatsApp. Lembre-se que a arte usada no TikTok também deve seguir os padrões da identidade visual do seu negócio, essa integração imagética é importante perante a clientela.
-
Invista em publicidade
Para realizar campanhas publicitárias o TikTok oferece 5 tipos de anúncio, são eles: lentes de marca (semelhante aos filtros patrocinados no Instagram ou Snapchat, são efeitos personalizados, adesivos e figurinhas para o seu negócio.); anúncios de desafio de hashtag (ao usar este anúncio, você faz com que sua hashtag tenha um banner na guia “descobrir” por 6 dias); in-feed (anúncions seguimentados que aparecem no feed com botões de chamada para ação); anúncios de aquisição de marca (aparece página inicial do aplicativo e ocupa tela inteira por 3 a 5 segundos, mas só permite uma marcar por dia em um país, ou seja, o preço é bem salgado); anúncios topview (anúncios em vídeo de 60 segundos na melhor posição).
-
Seja autêntico
Segundo a pesquisa da Opinion Box (https://www.opinionbox.com/), 64% dos usuários da rede costumam ver conteúdos com temas de humor e descontração. Além disso, 57% costumam acompanhar vídeos de quem eles seguem e 53% acompanham e curtem vídeos de amigos. Esses dados ajudam a traçar uma linha editorial dos conteúdos que devem ser leves e descontraídos, para se inspirar siga perfis de marcas que você admira e também de empresa que participam do mesmo nicho do seu negócio. Mas nada de forçar a barra só porque um conteúdo está em alta! Se não soa autêntico pode pegar mal.
-
Adicione hashtags relevantes
O algoritmo do TikTok para pequenas e médias empresas avalia as hashtags que você utiliza nos posts, por isso é importante saber os termos mais adequados e que estão em alta. Ao buscar por hashtags o aplicativo vai mostrar quantas visualizações cada um tem e indicará uma tendência a partir do ícone de fogo. Essa é uma boa estratégia para aumentar as visualizações do seu vídeo e não esqueça de produzir filmagens de boa qualidade! Escolha um espaço com boa iluminação e posicione a câmera com bom ângulo.
-
Aproveite o FYP
Uma das seções mais importantes é o “For You Page”, ou em português, “Para Você”, que traz os vídeos recomendados pelo próprio aplicativo. Todos os usuários obtêm vídeos de si nesse feed e a página fornece resultados com mais visualizações e curtidas. Caso as suas postagens tenham muitos likes o seu perfil terá uma impressão positiva. Além disso, se você é novo nessa plataforma, é preciso ganhar um impulso inicial para captura a atenção dos usuários.
-
Priorize as tendências do momento
A música é uma peça fundamental para a experiência do TikTok e a prova disso está bem no começo desse texto: Desenrola bate joga de ladin a música interpretada por L7nnon & Os Hawaianos virou febre no Brazil após se tornar viral no app. Se um músicas virou tendência na plataforma crie um conteúdo com ela, normalmente os desafios surgem como uma forma divertida em que o público cria sua própria versão de um vídeo famoso.
-
Faça um cronograma de postagem e analise as métricas
É importante não apenas decidir que tipo de conteúdo postar, mas também determinar a quantidade mensal de postagens e entender qual é o melhor ritmo de publicação. Pois, assim como em qualquer outra rede social, é importante ter uma estratégia de negócios no TikTok. Você não precisa postar várias vezes ao dia e depois sumir por várias semanas. Comece com 3-4 vezes por semana e vá aumentando. Também é útil rastrear análises para ver que tipo de publicação mais ressoa com os usuários.
O TikTok está entre nós e ao que tudo indica não tem pretensão de ir a lugar nenhum! Aproveite as dicas e confira como o Instagram também pode ajudar no desenvolvimento do seu negócio.
Acompanhe as novidades no site www.tshirteria.com
“Tshirteria. Moda acessível para você revender e se reinventar”