Com a pandemia limitando a locomoção das pessoas, as empresas acabaram acelerando mudanças nos novos formatos de vendas e facilitando o processo de compra online. Os números mostram que em 2020 o e-commerce cresceu 73,88% em relação ao ano anterior, segundo o índice MCC-ENET, pesquisa desenvolvida pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) em parceria com o Neotrust- Movimento Compre & Confie.

Esse dado isolado seria apenas um reflexo da aceleração do formato de vendas digital, mas a perspectiva muda quando eles são analisados com os crescentes números de usuários de redes sociais e a oportunidade de qualquer pessoa, com força de vontade e criatividade, utilizar essas mídias para criar conexões com novos consumidores. 

Em outras palavras, os 150 milhões de brasileiros que estão nas redes sociais (segundo a pesquisa oficial “Digital In 2021”, realizada pelo We Are Social e Hotsuite) são potenciais novos consumidores para produtos vendidos através da internet. Estes são 10 milhões de usuários a mais que em 2020, mostrando um crescimento de 7,1 % de um ano para o outro. E esse número fica maior se considerar pessoas não inseridas nas redes sociais que são usuárias da internet, que são 160 milhões, segundo levantamento feito em janeiro deste ano.

Tá passada?! Ainda não acaba por aqui. As estratégias de marketing digital, principalmente voltadas para produção de conteúdo nas mídias sociais, são um importante elemento de captação de atenção desses novos consumidores, transformando usuários de redes socais em “Leads” (oportunidade de cliente) e posteriormente em cliente. Mas como fazer isso de forma prática? Preparamos uma aula de vendas para te ajudar a criar suas oportunidades e se reinventar. Preparada? Vamos lá!

 

Como vender?

Antes de mais nada, você precisa se atentar para criação de conteúdo, porque através de bons conteúdos, você pode alcançar pessoas interessadas em produtos. O interessante é associar conteúdos que interessam o seu público-alvo a conteúdos sobre o seu produto, prestando atenção a qualidade da sua mensagem e se preocupando em trazer a mesma mensagem em diversos formatos. 

Você deve conhecer bem as plataformas que vai usar, por exemplo, se você vai vender no Instagram, lembre-se que tem lugar de descoberta, onde as pessoas descobrem seu perfil e produtos (reels, post compartilháveis, IGTV compartilháveis), lugar de aprendizagem (feed, stories) e lugar de retenção e fidelização de cliente (story, posts, lives e directs). Depois de um tempo, você acaba também entendendo seu público e descobrindo como ele se comporta e quais formatos valem mais a pena para seu perfil de vendas. 

Tudo bem, mas e depois que eu começar a produzir conteúdo sobre os meus produtos e as pessoas se interessarem? Aí você precisa direcionar as pessoas para um local de atendimento. No caso de você revender t-shirts, você pode encaminhar as pessoas para o WhatsApp ou direct do Instagram. Um jeito legal é criar um catálogo dentro do próprio WhatsApp Business, com preços e fotos dos produtos. Ou uma lojinha no Instagram, mas nesse caso a gente entra no próximo tópico que é… tráfego pago. 

O Instagram pertence ao Grupo Facebook, digamos assim. E o Facebook tem uma plataforma chamada Facebook Business, em que você cria aqueles anúncios que aparecem pra gente toda vez que demonstramos interesse em algum produto. É uma plataforma muito profissional, em que você pode pagar para que o Facebook mostre seus conteúdos para pessoas que são seu público alvo, mas que ainda não te seguem. Só que dentro desta plataforma, você precisa de um pouco mais de traquejo. Mesmo assim, o próprio Facebook te oferece cursos para você usar a ferramenta, então você só precisará dispor de tempo e disposição. 

Além disso, você pode fazer parcerias com microinfluenciadores da região que você atende, com publiposts. Assim, você consegue novos clientes usando o poder de influência de pessoas que já estão trabalhando na internet há algum tempo. 

 

Agora vamos a alguns cuidados básicos na hora de começar seu negócio digital:

  • Escolha produtos que exigem pouco investimento inicial e que tenham a ver com você;

  • Comece oferecendo para pessoas que você já conhece, mas também faça marketing nas redes sociais para pessoas que você ainda vai conhecer, nunca subestime o poder de uma comunidade digital; 

  • Isso nos leva a: faça o melhor atendimento do mundo para cada pessoa que te contatar. Seja gentil, paciente e atenciosa e prestativa. Só assim você conseguirá criar uma conexão com suas clientes e fidelizá-las 

  • Não tenha vergonha de começar. É seu direito se reinventar para conseguir sua independência!

 

Com essas dicas e outras que você encontra no nosso blog, você vai conseguir começar um negócio lindo e autêntico. Conheça as nossas novas coleções de t-shirts e tenha um produto de qualidade sem precisar investir muito inicialmente para revender. 

 

Acompanhe as novidades no nosso site https://blog.tshirteria.com/

“Moda acessível para você revender e se reinventar.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui