Você já parou para pensar sobre quantas decisões toma por dia desde pequenas até decisões encaradas como mais importantes?! Uma pessoa média toma cerca de 70 decisões por dia, de acordo com a psicóloga e economista Sheena Iyengar, autora do livro A Arte da Escolha.
Pensando nisso profissionais e estudiosos de área desenvolveram técnicas para influenciar na tomas tomadas de decisões dos consumidores. Temos uma tendência natural a responder institivamente a estímulos externos o desafio dos profissionais de vendas e marketing é gerar estímulos específicos que ajudem a influenciar o processo de tomada de decisões.
Os gatilhos mentais são mecanismos utilizados para facilitar nossas decisões, especialmente quando estamos cansados para refletir muito sobre elas. Dessa forma, os gatilhos atuam como um despertador de emoções, resgatando sensações e memórias.
O objetivo dos gatilhos mentais é possibilitar que os clientes hajam após receberem um determinado estimulo. E se o cliente já está propenso a tomar aquela decisão o gatilho acelera esse processo.
-
Gatilho de escassez
Anúncios como “vagas limitadas”, “restam apenas 3” aciona o sentimento de que se a pessoa não adquirir rápido, corre o risco de ficar sem.
-
Gatilho de urgência
Essa técnica lembra um pouco o gatinho de escassez. A diferença é que ao invés de itens acabando, se trata de um tempo determinado de para fazer a compra “promoção válida até dia 30/03”, “cupom válido por 5 horas”.
-
Gatilho de novidade
A palavra lançamento, edição limitada por criar expectativa e valorização dos produtos. Chegada de uma nova coleção? Anuncie no seu feed a novidade e informe o dia em que a coleção será divulgado. Ser o primeiro a adquirir algo recente no mercado traz a sensação de importância e prazer.
-
Gatilho de dor versus prazer
Quando compramos algo desejamos solucionar um problema, facilitar nossa vida ou nos sentirmos mais vaidosos. Mostre as implicações do produto no cotidiano dos clientes, no caso de t-shirts é possível montar looks para diferentes ocasiões como lazer e trabalho.
-
Gatilho de confiança e autoridade
Compramos de quem confiamos e confiamos em alguém ou alguma empresa por diversas questões. A Tshirteria trabalha com algodão sustentável e nossos produtos possuem etiquetas que mostram esse compromisso. É importante mostrar que sua marca se preocupa com a origem e a cadeia produtiva dos itens que ela revende. Conheça mais sobre o movimento Sou Algodão aqui.
• Gatilho de reciprocidade
No mundo dos serviços de streaming esse gatilho é bastante usado. É possível testar os serviços gratuitamente por um número de dias, essa técnica cria laços de confiança entre empresas e clientes, afinal o produto é tão bom e a empresa acredita tanto nele que deixa com que as pessoas usem ele de graça por um número X de dias. Apesar de não uma empresa de streaming você pode aplicar essa técnica utilizando descontos especiais para clientes mais antigos, por exemplo.
Os gatilhos mentais fazem parte da natureza humana e são frequentemente usados de forma consciente ou não. Utiliza-los não significa lubridiar ou mentir para os clientes, mas potencializar suas decisões. Se um cliente acha que está sendo enganado você pode perde-lo para sempre. Não utilize os gatilhos sem definir estratégias, o uso constante pode deixar os consumidores cansados e com a má impressão de ganancia desenfreada.
Se você se interessou por comportamentos de consumo que tal colocar livros bem legais na sua lista de estudos: A Lógica do Consumo de Martin Lindstrom, Psicologia da Venda de Brian Tracy, O Poder do Hábito de Charles Duhigg.
Acompanhe as novidades no nosso site www.tshirteria.com
“Moda acessível para você revender e se reinventar.”
Perfeito