Após a pandemia muita coisa deve mudar, porém a que mais vai impactar na vida de quem tem um negócio ou tem vontade de iniciar um nesse período é a importância de trazer as relações de compra, venda e negociação para os ambientes digitais, além de um foco grande em gestão. Mas vamos por partes, porque agora vamos dar grandes dicas para você ter consistência no seu negócio. A primeira coisa que você tem que saber é a necessidade de investir em uma boa gestão. 

A gestão é basicamente seu gerenciamento considerando as pessoas e focado em resultados. Os Micro e pequenos negócios foram responsáveis por 30% de tudo que foi produzido ou vendido no país em 2020, segundo o Ministério da Economia. Além disso, foram responsáveis por 55% dos empregos gerados. Ou seja, ser pequeno não quer dizer ser insignificante, muito pelo contrário, quer dizer que há um enorme potencial a ser explorado por você no seu negócio. 

Você precisa estudar estratégias de organização, gerenciamento financeiro, gerenciamento de estoque e de atendimento, caso você já esteja mais expandido, também precisará de gestão de recursos humanos. Ter clareza sobre tudo que sua empresa precisa para funcionar e como desempenhar o melhor papel possível em cada um desses setores. 

 

Essa visão completa vai te ajudar a ter clareza sobre as áreas que demandam por mais investimentos e as podem ter recursos enxugados, as áreas que necessitam de mais atuação e as que vão bem. O principal é você entender que gestão é uma movimentação constante, porque as prioridades vão mudando conforme a empresa avança, aproveite para conhecer a importância da definição de metas no seu negócio.

 

 

Dito isso, vamos para o coração da micro e pequena empresa, o setor de vendas. A saúde financeira da sua empresa depende do seu faturamento. E a pandemia acelerou um processo que já era previsto, que a chegada do ambiente de compra e venda virtual. Ao contrário do que muita gente pensa, não precisa ter um site para vender na internet, embora depois de um tempo, com a empresa maior e com grandes escalas de pedidos, isso se torne uma boa ideia. Mas aqui, no começo você precisa saber que a venda pode ser parcialmente digital e parcialmente física. 

Explicamos melhor: existem várias formas de usar as redes sociais, não apenas como vitrine, você pode usá-las apenas para relacionamento e todo o ambiente de finalização pode ser feito fisicamente. Por exemplo, combinar a reserva e a entrega de uma t-shirt no direct do Instagram ou Whatsapp e entregar a peça pessoalmente. O “pulo do gato” está em entregar a peça e oferecer pagamentos digitais!

Segundo uma pesquisa da Juno (fintech focada em oferecer soluções de conta digital e meios de pagamento), o Pix e outras formas de produtos financeiros foram os grandes aliados dos empreendedores em 2020. Segundo essa pesquisa, o WhatsApp foi o principal canal (83%) utilizado pelos entrevistados para vender e atender clientes, seguido pelo Instagram (58%). 

As redes sociais também foram muito usadas como estratégia de aquisição de novos clientes, além de perfis nas redes sociais, as micro e pequenas empresas investem cada vez mais em anúncios pagos tanto no Facebook quanto no Google.

 Se você está procurando uma oportunidade de negócio, conheça nossas t-shirts (CLIQUE AQUI). Uma ótima oportunidade com baixo valor de investimento inicial e que você pode transferir toda a divulgação e processo de venda para o ambiente digital e combinar toda a entrega física com seus clientes! A Tshirteria te ajuda a crescer e a alcançar a tão sonhada independência financeira. 

 

Acompanhe as novidades no site https://www.tshirteria.com/ 

“O mundo é mais colorido com você de T-shirt.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui