Desde que as mulheres passaram a fazer parte do mercado de trabalho, depois da 1ª e 2ª Guerra mundial, o empreendedorismo feminino passou a ser uma opção de trabalho, pois para algumas mulheres era a única forma de garantir sustento tendo em vista que muitas se tornaram a única fonte de renda familiar.
Em 2018, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) revelaram que as mulheres eram 34% donas do próprio negócio, segundo a Global Entrepreneurship Monitor também em 2018, as mulheres eram responsáveis por colocar o Brasil no 7º Lugar do Ranking de mulheres a frente de empreendimentos iniciais (com menos de 42 meses).
Atualmente, além de dados, não é incomum encontrar mulheres a frente de empresas ou que desejem ter sua própria empresa. Seja pela possibilidade de maior rentabilidade ou por uma questão de realização profissional e/ou pessoal. Enfim, existem muitos caminhos que levam as mulheres a investirem no próprio negócio. Além disso, a falta de oportunidade profissional para mulheres, também podem leva-las a buscam o empreendedorismo como alternativa, já que não é incomum encontrar profissionais qualificadas, mas que não recebem salários condizentes com seu nível de educação e experiência.
No entanto, essa alternativa também vem com suas dificuldades As mulheres enfrentam grandes desafios para conseguir manter e gerenciar um negócio, além dos obstáculos comuns da vida empreendedora, existem outras dificuldades que o gênero feminino enfrenta para levar uma empresa adiante e fazê-la crescer.
Encarando jornadas duplas de trabalho (casa e empresa), mulheres se sentem mais exaustas para desenvolver atividades e precisam ser mais resilientes, também enfrentam preconceito em ambientes cujo o domínio sempre foi masculino. Tudo isso, pode afetar a autoconfiança e fazer com que as mulheres sintam que devam se esforçar mais para ter o mesmo espaço que homens conquistariam fazendo metade do esforço.
Ainda assim, isso não um impeditivo para que mulheres se destaquem no empreendedorismo e se tornem referências em seus segmentos! Dados do Sebrae apontam que existem mais de 9 milhões de mulheres no Brasil a frente de negócios e que dessas, 54% chefiam o próprio lar, mesmo que a mesma pesquisa aponte que elas ganham metade em faturamento mensal.
Movimentos de sororidade feminina no mundo dos negócios levam mulheres a consumirem produtos e serviços de outras mulheres, criar redes de apoio e fortalecimento mútuo. Um exemplo é que Rachel Maia, primeira mulher negra a ocupar uma cadeira de CEO no Brasil, em seu livro “Meu caminho até a cadeira Nº1”, disse que se sentia sozinha em sua posição de liderança, então resolveu recrutar mulheres para formarem uma rede de apoio e troca de experiências.
Essas barreiras que mulheres encontram para empreender no Brasil podem ser encaradas como oportunidades de superação. Não romantizado, mas encarando a realidade, nós sempre temos de correr atrás dos nossos sonhos e buscar independência. Pensando nisso separamos algumas dicas que podem te ajudar a levar seu negócio para frente mesmo em condições adversas:
1- Comece investindo pouco e trabalhando muito.
Não é necessário ter um espaço físico, você pode trabalhar com vendas pela internet ou mesmo, oferecendo seus produtos e serviços pelo WhatsApp para pessoas próximas e grupos.
2- Se preocupe em entregar tudo com qualidade
Sua única preocupação é que o feedback do seu cliente seja positivo. Não fique dando atenção para pessoas que desmerecem seu esforço e não te ajudam. Foque em conquistar uma clientela boa e fiel. Entregue tudo com excelência.
3- Busque inspiração
Leia sobre mulheres que conquistaram sucessos em seus negócios e se inspire nelas. Dê atenção para as experiências de quem chegou onde você deseja estar.
4- Não desista
Negócios são instáveis no começo, mas isso faz parte, seja persistente e busque referências e alternativas que se encaixam na sua realidade. A vida não é receita de bolo, você pode incrementar como quiser.
5- Juntas somos mais fortes
Sempre que tiver oportunidade, ajude outra mulher empreendedora, sua jornada pode ser fonte de inspiração para outras mulheres, compartilhe sua história e aprendizado.
Se você quer ser uma empreendedora, nós podemos te ajudar. Por aqui você encontra muitas dicas e no nosso site (hiperlink https://www.tshirteria.com/ ) você encontra as melhores t-shirts e muitos outros produtos lindos e perfeitos para revender e começar de vez o seu plano de ser uma empreendedora independente. Quer saber como funciona, acesso nosso artigo: Como funciona o atacado de t-shirt.
Acompanhe as novidades no site https://www.tshirteria.com/
“O mundo é mais colorido com você de T-shirt.”