Não adianta ter bons produtos, investir tempo e dinheiro em boas ações de marketing se você não sabe com quem está falando. O público alvo são as pessoas que tem interesse nos produtos ou serviços que você fornece, representam a parcela de potenciais consumidores do seu empreendimento. E se você já trabalhou com vendas, certeza consegue apontar as características mais comuns entre os clientes, como por exemplo, faixa etária e média de itens adquiridos por compra, mas existe um modo mais profissional de conhecer o público para aprimorar o negócio. Alguns dados mais usados para conhecer público alvo são:
-
Idade
-
Sexo
-
Nível educacional
-
Renda
-
Localização
-
Hábitos de consumo
Outro conceito que vale a pena conhecer é persona, no marketing, isso diz respeito a um perfil de cliente ideal que você mesmo pode construir colocando características e hábitos de consumo que estão alinhados com a proposta do seu negócio. Também é possível conhecer mais a fundo a persona real dos clientes. Essa é uma pesquisa mais aprofundada e detalhada do que o público-alvo e leva em consideração dados como:
-
Características pessoais detalhadas
-
Estilo de vida
-
Poder aquisitivo e consumo
-
Interesses pessoais
-
Uso de redes sociais e engajamento
-
Informações profissionais
Apesar de se tratar de conceitos diferentes, é possível uni-los na composição da sua pesquisa, uma vez captados, esses dados irão te auxiliar na escolha as redes sociais mais adequadas para o seu negócio, criar um tom de voz ideal para seu empreendimento, alinhar escolhas de produtos que serão revendidos com o gosto dos seus clientes e otimizar investimentos em propaganda patrocinada.
Por exemplo, se após uma pesquisa você constata que a maioria dos seus clientes é mais ativo no Instagram e TikTok, não faz sentido investir em anúncios pagos no Facebook, não é mesmo?! Se os clientes consomem conteúdos relacionados a música e a cultura pop pode ser uma boa ideia investir em t-shirts com estampas relacionadas a esses assuntos.
Agora que você já entendeu a importância do público alvo e persona é hora de colocar a mão na massa e criar seu próprio formulário de pesquisa que pode ser qualitativo ou quantitativo. O quantitativo, como o próprio nome sugere, analisa dados numéricos e que podem ser facilmente traduzidos em porcentagens e gráficos. Já a pesquisa qualitativa, por sua vez, se baseia em narrativas, ideias e experiências individuais, os resultados são mais conceituais e aparecem no formato de texto e palavras-chaves. Neste caso também é possível unir os dois conceitos e realizar uma pesquisa mista!
Há plataformas gratuitas que disponibilizam a criação de formulários que você pode enviar para seus possíveis clientes, os sites mais populares são Survey Monkey, Typeform e Formulários Google. Elabore perguntas claras e concisas e nada de exagerar na quantidade para que os entrevistados não fiquem cansados ou achem essa tarefa muito chata. v
Após a elaboração do questionário é hora de divulgar sua pesquisa, se você já tem um negócio use as redes sociais da sua marca, envie o link via WhatsApp e peça a contribuição dos seus clientes. E como incentivo você pode até propor um cupom de desconto especial para quem responder a pesquisa! Outro detalhe que pode fazer a diferença é deixar a critério do entrevistado se identificar ou não, deixe essa informação em destaque, a opção de anonimato pode levar a respostas mais sinceras e construtivas.
Se você ainda não tirou seus planos de empreendimento do papel e quer realizar sua pesquisa, você pode enviá-la para conhecidos e familiares e ainda divulgar em grupos de redes sociais cujo nicho seja similar ao que você pretende ter como público alvo. E para ter a coragem de colocar esse plano de vez na ativa aproveite para se informar ainda mais nos artigos do nosso blog venha descobrir quanto você precisa para iniciar seu negócio.
Acompanhe as novidades no site www.tshirteria.com/
“Moda acessível para você revender e se reinventar.”