O E-commerce e o Futuro do Mercado
Buscar informações em um livro enorme com páginas amarelas, aguardar a chegada de anúncios na caixa de correio ou propagandas na TV e no rádio, ter que se deslocar fi-si-ca-men-te para conseguir adquirir um produto. Falando assim até parece coisa de outro mundo!! Mas há pouco tempo era assim que o mundo funcionava: offline!
A grande responsável pela revolução no modo como consumimos foi a nossa querida e adorada Internet. No Brasil o comércio digital começou a dar as caras ainda na década de 90, mas foi na virada do milênio que esse meio se consolidou de vez e hoje é um dos pontos mais importantes da economia mundial. Como você pode perceber, a Internet vai muito além de um simples entretenimento!
A lógica do comércio eletrônico é bem simples: os vendedores expõem seus produtos, os consumidores compram e recebem suas aquisições no endereço indicado ou retiram na loja. Existem vários tipos de e-commerce como B2C (Business to Consumer) em que as negociações são praticadas entre empresas e os consumidores finais, B2B (Business to Business) comercialização entre empresas e empresas e Marketplaces uma espécie de “shopping virtual” que mostra ao consumidor várias opções de um mesmo produto vindo de diferentes vendedores.
Um exemplo claro disso tudo é que ao adquirir produtos da Tshirteria para revenda, estamos fazendo B2B com você, já quando você revendedora abre sua própria lojinha virtual e passa a se promover dentre de grandes sites/redes sociais está fazendo Marketplace, quando essa relação comercial é direta com o seu cliente se chama B2C. Viu só como os conceitos podem ser facilmente aplicados na sua realidade?
Uma das grandes vantagens do comércio digital são os baixos custos de investimento para iniciar seu negócio uma vez que você não precisa necessariamente investir em uma loja física. Após a estruturação do canal de vendas virtual por também pode realizar dropshipping e para saber mais detalhes sobre isso acesse nosso artigo sobre o assunto: O que é Dropshipping? e aproveite também para alavancar suas vendas aplicando técnicas de Up, Cross e Downsell.
O FUTURO É LOGO ALI!
De acordo com especialistas, a expectativa é que o e-commerce ganhe mais força ainda nos próximos anos. Esse fato está fortemente ligado à popularização dos smartphones, conhecido como M-commerce (comércio móvel) e aos novos hábitos de consumo por meio da popularização da internet. Ainda segundo a consultoria italiana Finaria as vendas no varejo de e-commerce global atingirão mais de 2,7 trilhões de dólares em 2021, devendo chegar a 3,4 trilhões de dólares em 2025.
A consultoria ainda elaborou uma lista com 10 tendências:
-
Faturamento de US$ 3,4 trilhões em 2025
-
Drones entregadores
-
Experiência omnichannel (multicanal)
-
Diversas opções de pagamento, incluindo parcelamento de compras
-
M-commerce (comercio móvel) em alta
-
Personalização da experiência
-
Estímulos visuais
-
Atendimento automatizado
-
Sustentabilidade e responsabilidade social
-
Busca por voz e voice commerce.
Tá pensando que isso tudo não é pra você? Aí é que você se engana! Não é preciso ser uma empresa como Amazon ou Maganize Luiza para ficar por dentro das novidades e tendências do mercado, todas essas dicas e ensinamentos devem ser adaptadas para sua realidade, afinal, sucesso é uma experiência pessoal que só acontece quando estamos fora da zona de conforto e assim como você a Tshirteria também começou pequenininha, foi graças ao trabalho árduo e pessoas dedicadas que chegamos onde estamos hoje e não pensamos por um segundo em parar de expandir e conquistar novos horizontes. Somos sua parceira nesta jornada, continue acompanhando as dicas e se informando no nosso blog!
Acompanhe as novidades no site https://www.tshirteria.com/
“O mundo é mais colorido com você de T-shirt.”